NFT é uma segurança?

 

A onda de hype em torno de tokens não fungíveis (NFTs) passou, mas a tecnologia permanece.

O conceito permite que você assegure a propriedade de construções digitais e físicas, então algumas empresas estão tentando implementá-lo. Em particular, para a tokenização de objetos do mundo real.

Os NFTs não são usados ​​apenas nos negócios. Por exemplo, em 2022, o tribunal britânico aprovou a entrega de documentos de reivindicação na forma de tokens não fungíveis. Mais tarde esta prática é adotada em outras jurisdições.

NFT é uma
                                                        segurança?

Ao mesmo tempo, a questão permanece em aberto - se houve uma tokenização de relações contratuais e obrigações do mundo real, os NFTs são objetos de investimento? De fato, neste caso, esses tokens estão sujeitos a regulamentos que regem a circulação de valores mobiliários, impõem responsabilidade aos emissores e ficam sujeitos a reguladores como a SEC.

Especialmente para ForkLog, Yulia Privalova, Diretora do Departamento Jurídico da DRC, disse se a compra de um token não fungível pode ser considerada um investimento.

O que é o teste de Howie?

Para determinar se os NFTs se enquadram na definição de um título não certificado, propõe-se o uso do chamado teste de Howey (Teste Howey).

Este teste foi desenvolvido pela Suprema Corte dos Estados Unidos em 1946 no caso Securities and Exchange Commission v. Howie (SEC v. W.J. Howey Co). Os participantes no processo precisavam de perceber se o contrato de venda de terrenos com posterior arrendamento é um contrato de investimento (caução). Mais artigos sobre criptomoedas em nosso site - https://cryptoblog.com.br

Durante a reunião, ficou estabelecido que os compradores nunca planejaram morar ou trabalhar nas terras adquiridas. Em vez disso, eles fecharam acordos para gerar renda com o cultivo de árvores cítricas pela Howey Co. Ou seja, eles esperavam receber lucro de seus investimentos.

Teste de Howey aplicado a NFT

Advogados americanos adaptaram o teste de Howey em relação aos projetos do mercado de criptomoedas. Para entender se uma NFT é um valor mobiliário, propõe-se estabelecer a conformidade do ativo com uma série de critérios.

Investimento de dinheiro: Essa condição quase sempre é atendida, pois os NFTs geralmente são adquiridos por uma determinada taxa.

Ter uma joint venture com uma expectativa razoável de lucro. Este ponto é mais aplicável a NFTs fracionários, uma vez que o valor de cada parte desse token depende inteiramente do valor das partes restantes e do ativo total.

Em relação à expectativa de lucro, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu no caso United Housing Foundation, Inc. vs. Forman: “[…] quando o comprador é movido pelo desejo de usar ou consumir o item adquirido […] as leis de valores mobiliários não se aplicam.”

Assim, a forma como o NFT é usado é um fator importante.

Os lucros devem ser gerados através dos esforços de um determinado terceiro.Esta condição é bastante aplicável a cobranças NFT. A promoção de todo o conjunto de tokens por comerciantes, produtores e agentes afeta o valor de cada ativo individualmente.

prática de arbitragem

Há muita controvérsia sobre esta questão e um grande número de decisões judiciais ambíguas.

Por exemplo, em fevereiro de 2023, o Tribunal Distrital Federal do Distrito Sul de Nova York Decidiu Que o Dapper Labs, por meio da conta do Twitter do NBA Top Shots, deu “aconselhamento de investimento” por meio da publicação de emoji, e os tokens da coleção NFT de mesmo nome são títulos não registrados. Os documentos do tribunal dizem:

"Embora a palavra 'lucro' não esteja incluída em nenhum dos tweets, os emojis 'foguete', 'gráficos de ações' e 'sacos de dinheiro' significam objetivamente uma coisa: retorno financeiro sobre o investimento."

Quais NFTs podem ser consideradas títulos?

O DRC acredita que, para classificar adequadamente os NFTs, deve ser feita uma distinção entre arte digital e objetos tokenizados do mundo real.

Se considerarmos o NFT como uma obra de arte, este último pode crescer em valor e lucrar como ações. No entanto, se a transação envolver a transferência de direitos sobre o trabalho, e o vendedor não mencionar a possibilidade de aumentar o valor do bem, é improvável que seja um título.

No entanto, os NFTs fracionários serão considerados um valor mobiliário, assim como os tokens, cuja venda o vendedor promete qualquer receita, por exemplo, na forma de royalties, lucros ou dividendos.

A versatilidade dos tokens não fungíveis oferece uma variedade de possibilidades de uso. Esses ativos podem ser usados ​​para tokenizar praticamente qualquer coisa, desde passagens aéreas até avisos judiciais.

O setor de NFT ainda é muito jovem para que um grande número de precedentes judiciais seja criado e uma regulamentação clara seja introduzida.

Portanto, para a classificação correta deste ou daquele NFT, os especialistas da DRC recomendam que as equipes de projeto entrem em contato com advogados qualificados no estágio inicial de desenvolvimento. Segundo eles, isso dará segurança ao produto e o tornará mais atraente para os investidores.